MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular

Revisão de Literatura - Realismo, Naturalismo, Parnasianismo: escritores, autores e poetas

 
Literatura - Realismo, Naturalismo, Parnasianismo

 

Raul Pompéia

Raul D'Ávila Pompéia teve uma infância rica e reclusa. Seus pais eram donos de uma fazenda de cana-de-açúcar e o mandaram para um internato com 10 anos, em 1863. 

Lá recebeu influências para escrever O Ateneu e escreveu seu primeiro livro, antes dos 15 anos, muito aclamado pela crítica da época, especialmente por ser o autor tão jovem. 

Mais tarde estudou num Externato e foi estudar Direito, colaborando também com jornais e revistas. Era abolicionista e republicano. Muito sensível, este professor, político, jornalista, escritor e polemista se suicidou em 1895. 

Foi um escritor que não se pode enquadrar em único estilo, tendo influências naturalistas, realistas, expressionistas e impressionistas. 

Sua obra de maior importância é O Ateneu, que tem algum caráter autobiográfico. Nas passagens a seguir, note a linguagem rebuscada que o autor usa.
"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu. Coragem para a luta." O Ateneu

"Falavam do incendiário. Imóvel! Contavam que não se achava a senhora. Imóvel! A própria senhora com quem ele contava para o jardim de crianças! Dor veneranda! Indiferença suprema dos sofrimentos excepcionais! Majestade inerte do cedro fulminado! Ele pertencia ao monopólio da mágoa.

O Ateneu devastado! O seu trabalho perdido, a conquista inapreciável de seus esforços!... Em paz!... Não era um homem aquilo; era um de profundis." O Ateneu

 Clique aqui e conheça outras obras do autor

 

Deixe sua Redação "nota 10"
Conheça melhor o ENEM
Livros mais procurados para Download
Prepare-se bem com a Revisão de Português
Dúvidas?? Sugestões??? Fale Conosco

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.