MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular

História e Geografia dos Países - América

 
 Uruguai
 

 

Uruguai - (Montevidéu

Situado na América do Sul, banhado pelo Atlântico, tem fronteiras ao norte pelo Brasil e a sudoeste pela Argentina. A origem de seu nome não é precisa, mas, que provém do guarani e que originalmente dava nome ao rio e depois se estendeu para a região e para o país inteiro. Os significados mais prováveis são rio dos caracóis e rio de águas profundas.

No século XVI, os europeus se estabeleceram neste território. No século XIX viu o surgimento de movimentos de independência por toda a América do Sul, incluindo o Uruguai, então conhecido como a Banda Oriental del Uruguay — faixa a leste do rio Uruguai, cujo território foi disputado pelos Estados nascentes do Brasil, herdeiro de Portugal, e das Províncias Unidas do Rio da Prata, atualmente República Argentina, com capital em Buenos Aires, herdeira do Vice-Reinado do Prata.

Em 1811, o Brasil sob domínio de Portugal, ocupou a área e a anexou em 1821. Mas uma nova revolta iniciou-se a 25 de Agosto de 1825 e o Uruguai conquistou sua independência, em 1828, com o Tratado de Montevidéu. As negociações para a independência tiveram o auxílio de George Canning, então chefe do Foreign Office ou Ministério do Exterior britânico, para consolidar a livre navegação do Rio da Prata. Foi José Artigas, quem personificou as expectativas uruguaias de independência, cabendo-lhe este mérito.

O país experimentou uma série de presidentes eleitos e nomeados. Em 1839, o país se envolveu na chamada "guerra grande", o conflito durou até outubro de 1851, depois da entrada do Brasil contra as forças comandadas pelo argentino Rosas e pelo uruguaio Uribe, que foram derrotadas. Depois desta guerra, o Brasil avançou com sua fronteira até o Rio Cuareim (Quaraí) e conseguindo a navegação exclusiva no Yaguarón (Jaguarão) e na Lagoa Mirim. Omente em 1909, o Brasil permitiu a criação de um consórcio para a navegação conjunta dos dois países.

Na segunda metade do século XIX, o poder uruguaio esteve, na maior parte das ocasiões em mãos militares. Dois principais partidos disputaram o poder: blancos e colorados, embora estes últimos detivessem o governo por mais tempo - de 1865 a 1958.

Os militares tomaram o controle da administração, em 1973, e somente em 1985 houve a redemocratização do país, com o governo voltando para os civis, depois de violentos protestos contra os regimes militares na América do Sul.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.