MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular

História e Geografia dos Países - Ásia

 
 Vietnã
 

 

Vietnã - (Hanói)

Tem fronteiras ao norte pela China, ao sul e leste pelo Mar da China, pelo Golfo da Tailândia ao sudoeste, e Camboja e Laos pelo oeste. O topônimo do país foi dado em 1804, e vem da expressão em chinês viet-nam, que significa estrangeiros do sul.
Os primeiros povos a habitarem a região, denominados "Lac", estabeleceram-se próximos ao delta do rio Vermelho.
A região foi dominada por sucessivas dinastias do império chinês. Apesar das invasões e do domínio estrangeiro, o Vietnã se manteve unido. A primeira divisão do país ocorreu em 1527, quando Dang Dung se auto proclamou senhor do Vietnã e ocupou o sul do delta do rio Vermelho. Após quase 50 anos de guerra civil, novamente Hanói e as demais regiões ao norte foram reunificadas. A segunda divisão do país ocorreu em 1620, quando a família nobre de Nguyen, que governavam o sul, rejeitou a soberania de Hanói.

Em 1516, navegadores portugueses chegam no Vietnã, sendo seguidos por franceses e ingleses. A decisão de invadir o Vietnã foi tomada por Napoleão III, em julho de 1857, sendo motivado pelo crescimento do capitalismo francês. A França foi obrigada a recuar quando forças populares comunistas (Viet-Cong) empreenderam uma guerra de guerrilha, cada vez mais bem sucedida. Desde 1950, o governo de Ho Chi Minh foi reconhecido pela China e pela URSS. Os EUA, que temiam a propagação do comunismo pela Ásia, enviaram milhares de homens em auxílio do governo francês. Em 1954, pelo Acordo de Genebra, o Vietnã foi dividido provisoriamente em duas partes, limitadas pelo paralelo 17. O sul ficou sem as indústrias, e o norte sem arroz. Nenhum dos dois países poderia sobreviver sem ajuda internacional. De qualquer forma, o acordo previa a reunificação, em 1956. No entanto, os EUA preferiam que o sul se mantivesse afastado da órbita de poder do comunista Ho Chi Minh. A influência norte-americana foi crescendo na região. Com o presidente Eisenhower, o conflito cresceu, virando guerra.
A guerra continuou com o novo presidente Richard Nixon que, sob fortes pressões internas, começou a retirar gradualmente as tropas americanas. Finalmente, em janeiro 1973 um tratado da paz foi assinado pelos Estados Unidos e por todos os três partidos vietnamitas. Neste, ficou definida a retirada completa das tropas americanas e a criação de um processo político para a definição pacífica do conflito no sul. Contudo, as forças do norte avançaram sobre o sul e, em 30 de abril de 1975, dominaram Saigon. Depois da vitória comunista, o Vietnã permaneceu dividido até julho de 1976, quando a república Socialista do Vietnã foi proclamada oficialmente, estabelecendo sua capital em Hanói.
Na década de 80 o governo vietnamita anunciou inúmeras reformas para reforçar sua economia. Assim, o Partido lançou um programa nos moldes da estratégia soviética da Perestroika. Os líderes do partido anunciaram sua vontade de abandonar a ideologia marxista-leninista doutrinária, a fim de alcançar um rápido crescimento econômico, mas se negaram a dividir o poder com elementos não-comunistas. Uma nova constituição foi decretada em 1992. Desde a queda da União Soviética, nos anos 90, Hanói melhorou relações com a China. 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.