MENU

 Revisão >> Revisão das principais matérias do Vestibular

Revisão de Português - Verbos

 
Conjugação verbal 
 

 

Conjugação verbal 

No português, os verbos são classificados em três grupos, segundo suas terminações: ar, er, ir.
A primeira tem como vogal temática o 'a' - cantar, pular, etc. 
A Segunda tem como vogal temática o 'e' - vender, comer, etc. nesta conjugação, inclui-se o verbo pôr e seus derivados - repor, compor, etc., cuja vogal temática desapareceu na passagem do latim para o português, mas cujos resquícios ficaram em algumas formas e palavras derivadas. 
A terceira tem como vogal temática o 'i' - partir, dividir, etc. 

Conjugar um verbo é dizê-lo em todas as suas formas, isto é, nas diversas pessoas, tempos, modos, vozes, de acordo com o modelo de sua conjugação. 

O verbo pôr segue as regras daqueles terminados em er. De acordo com as terminações, usam-se desinências para expressar o tempo, modo, número e pessoa. 

Os verbos possuem três pessoas: a que fala (eu, plural nós); a que escuta (tu, plural vós) e aquela de quem se fala (ele ou ela, plural eles ou elas). 

Quando é usado você(s) ou as fórmulas de tratamento cerimonioso senhor(es), senhora(s), o verbo é conjugado na terceira pessoa. 

A expressão mais matizada é a do tempo. Ao lado do passado, presente e futuro, há uma vasta combinação de formas simples e compostas que exprimem os tempos verbais. 

Em português há três modos na conjugação do verbo: indicativo, subjuntivo e imperativo

Existem, também, as formas nominais do verbo, que dispensam a pessoa gramatical: o infinitivo, o gerúndio e o particípio

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

WebVestibular - O Site do Vestibulando - O Vestibulando em primeiro lugar! Desde 07/2000

Topo

.